Gestão e Manutenção

gestao manutencao

A INSTALLMACSERVICE HVAC, é especializada em instalações e manutenções elétricas, instalações para climatização residencial e comercial de pequeno e médio porte, e instalação e manutenção de sistemas de refrigeração, chillers, e torres de refriamento, para as cidades de Salto, Indaiatuba, Itu, Cabreúva, Itupeva, Jundiaí, Sorocaba, Cajamar, no estado de São Paulo. Trabalhamos com a execução de projetos VRV/VRF Elaboração e execução de PMOC Contratos de manutenção de sistemas de climatização, e gestão de contratos de manutenção. Veja abaixo um exemplo de gestão em manutenção para a área de climatização, com os pontos principais a considerar.

 

 

Manutenção corretiva e preventiva

Diferença entre Manutenção, e Manutenção Preventiva de ar condicionado

A MANUTENÇÃO, é aquela quando, por qualquer problema mecãnico, eletro-eletrônico, ou de higienização, seja necessária a imediata intervenção. Neste tipo de situação, as vezes o custo pode ser mais elevado, e eventualmente, este custo mais elevado pode ser evitado.

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA, é uma série de AÇÕES PREVENTIVAS E PROGRAMADAS em diferentes níveis, e necessidades períodicamente, para manter o bom funcionamento mecânico, eletro-eletrônico, e a higienização do seu ar condicionado em perfeitas condições, sendo que estas ações, além de prolongar a vida útil do aparelho e trazer MAIS SAÚDE ao seu ambiente, reduzem as chances de chamadas emergenciais, e em geral, com um custo mais elevado.

limpeza de ar condicionadoOs problemas ocasionados pela falta de manutenção preventiva de um aparelho de ar condicionado incluem tanto o mau funcionamento — o que implica em elevado consumo de energia e possibilidade de falhas repentinas — como o oferecimento de um ar de má qualidade para as pessoas, que podem desenvolver doenças respiratórias, infecciosas e/ou alérgicas. Esses problemas são considerados críticos do ponto de vista ambiental e de saúde pública e, para evita-los, foi sancionada a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a realização de manutenção periódica do ar-condicionado em prédios públicos e privados (comerciais). O objetivo é justamente proporcionar às pessoas um ambiente interno de boa qualidade, além de minimizar o desenvolvimento de doenças.Mesmo quando se trata de um equipamento residencial, a manutenção é essencial para que o funcionamento não seja interrompido, por todos os motivos já citados. Não é esse, no entanto, o único fator a ser levado em consideração: uma boa manutenção preventiva tem capacidade de preservar a integridade do aparelho, evitando que um pequeno problema danifique outros componentes e/ou peças de modo a comprometer a durabilidade do produto, ou até o próprio aparelho em si.

De modo geral, a manutenção preventiva consiste em uma verificação geral do funcionamento do aparelho, da conservação das peças e uma limpeza em itens como o filtro de ar, bandeja de condensado, ventilador e umidificador. Em uma empresa, o ideal é que a limpeza seja semanal, de modo a não comprometer a qualidade do ar dentro desse ambiente. Outro ponto é a limpeza do gabinete da unidade interna, que pode ser feita com um pano macio e seco. Empresas que manipulam bens de consumo, por exemplo, não podem estar sujeitas a problemas de desempenho ou suspensão do funcionamento do aparelho, que podem comprometer até mesmo a qualidade dos produtos, principalmente em indústrias alimentícias, mas isso se aplica, também, os ambientes de uso coletivo.

manutencao ar condicionado

A seguir, exemplos de planos de manutenção preventiva de ar condicionado:

Manutenção semanal

Limpeza do filtro de poeira.

 

Manutenção mensal

Limpeza da mangueira de drenagem;

Limpeza da bandeja de drenagem;

Verificação do encaixe das aletas.

 

Manutenção semestral

Limpeza da serpentina;

Ajuste dos contatos dos cabos elétricos no borne;

Limpeza do sistema de drenagem (caso exista);

Revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor;

Revisão do sensor de temperatura (caso exista);

Ajuste dos parafusos do gabinete;

Verificação dos capacitores;

Verificação dos calços;

Ajuste da hélice e motor;

Verificação sobre necessidade de substituição do fluido.

 

Manutenção anual

Substituição das pilhas do controle remoto;

Verificação do isolamento da tubulação existente entre as unidades;

Verificação do travamento da tubulação.

 

Outros Serviços em Gestão

Dimensionamento e venda de equipamentos de climatização (parceria com distribuidores)

Manutenção de chillers de pequenos e de médio porte.

Manutenção de torres de resfriamento

Execução de projetos VRV/VRF

Elaboração e execução de PMOC

Contratos de manutenção de sistemas de climatização.

Gestão de contratos de manutenção.

logo preto mobile png

A INSTALLMACSERVICE HVAC, é especializada em instalações e manutenções elétricas, instalações para climatização residencial e comercial de pequeno e médio porte, e instalação e manutenção de sistemas de refrigeração, chillers, e torres de refriamento, para as cidades de Salto, Indaiatuba, Itu, Cabreúva, Itupeva, Jundiaí, Sorocaba, Cajamar, no estado de São Paulo.

 

Técnico Responsável: Francisco Irlando Araújo

Contate agora:  11 99592-3742

ELÉTRICA: Manutenção e reforma de instalações elétricas em ambientes comerciais, industriais e residenciais (área residencial somente execução de instalação elétrica). Manutenção elétrica de maquinas industriais dos segmentos de embalagens e injeção plástica.

CLIMATIZAÇÃO: Instalação e manutenção de equipamentos de climatização residencial e comercial de pequeno e médio porte. Dimensionamento e venda de equipamentos de climatização (parceria com distribuidores). Instalação e manutenção de Splitão (aplicação comercial e industrial).

REFRIGERAÇÃO: Instalação de Chillers. Manutenção de chillers de pequenos e de médio porte. Instalação e manutenção de torres de resfriamento.

GESTÃO: Execução de projetos VRV/VRF Elaboração e execução de PMOC Contratos de manutenção de sistemas de climatização. Gestão de contratos de manutenção.